Participantes

Coordenadores

Profa. Dra. Suellen Arruda

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2005), mestrado em Matemática (em Álgebra) pelo Programa de Pós-graduação em Matemática e Estatística (PPGME) da Universidade Federal do Pará (2008) e doutorado em Matemática (Equações Diferenciais Parciais Elípticas) pelo Programa de Doutorado em Matemática (PDM) da Universidade Federal do Pará (2018). É professora adjunta IV da Universidade Federal do Pará no Campus de Abaetetuba desde 2009. Atuou como diretora da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET) no período de 2013 a 2015 e como coordenadora do Curso de Matemática no período de set/21 a jul/22. Atualmente, integra o quadro docente do PROFMAT do Campus de Abaetetuba e o Programa de Pós-Graduação de Matemática e Estatística (PPGME) do ICEN/UFPA.



Prof. Dr. Reinaldo Feio Lima

    Pós-Doutor em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Graduado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e em Pedagogia (UNICESUMAR); Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília (2010); Especialista em Estatísticas Educacionais e em Sabres Africanos e Afro-brasileiros na Amazônia ambas pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Professor Adjunto II da Área Temática de Educação Matemática, lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Abaetetuba e Professor do Programa Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR).

Colaboradores

Prof. Dr. Genivaldo dos Passos Corrêa

    Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará-Campus de Abaetetuba(2002), Especialização em Matemática para o Ensino Médio pela Universidade Federal do Pará-NPADC (2004), atual IEMCI, Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará-PPGME(2008) e Doutorado em Matemática pelo Programa de Pós graduação em Matemática - PDM / UFPA - UFAM (2022). É Professor Adjunto II da Universidade Federal do Pará-UFPA - Campus de Abaetetuba(Facet), atuando nas áreas de Ensino de Geometria, Cálculo diferencial e Integral e Análise Matemática. Tem experiência na área de Matemática e Análise, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais Elípticas e Análise Funcional, atuando principalmente nos seguintes Temas: Método variacional e Penalização. Técnica de sub e super solução, Teoremas de pontos fixo, Problemas locais e não locais relacionados a EDP elípticas e Ensino de Matemática.



Profa. Dra. Iza Helena Travassos Ferraz de Araujo

   Professora Adjunta do Instituto de Ciências da Educação da UFPA, atua na formação dos licenciandos em Pedagogia ministrando as disciplinas relativas ao ensino de matemática. Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedagogia, coordena o projeto de extensão "Feiras de matemática: elo entre a universidade e a escola básica", por meio do qual realiza feiras de matemática no Pará. Licencianda em Matemática, especialista em Educação Matemática e mestre em Educação em Ciências e Matemáticas e Doutora em Educação, realizou Estágio Científico Avançado (Doutorado Sanduíche) na Universidade do Minho - Portugal, sob a orientação do prof. Dr. José Augusto Pacheco, como bolsista CAPES. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores que ensinam Matemática (GEPFORMA), membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), é representante do Pará na Comissão Permanente Nacional de Feiras de Matemática. Tem experiência em metodologias do ensino de matemática, laboratório de ensino de matemática, formação de professores que ensinam Matemática, história do currículo e das disciplinas escolares, educação a distância e uso da tecnologias de informação e comunicação.


Prof. Josué Moraes Maia

  Graduando no Curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA), foi bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da Coordenação de Aperfeiçoamento Profissional do Ensino Superior (CAPES), fazendo parte do grupo de estudo em Iniciação Científica com ênfase em analise real e álgebra linear. Atualmente bolsista no Programa Residência Pedagógica da (CAPES), voluntario no Programa de Extensão Inclusiva Avançada Baixo Tocantins (PROEXIA BAIXO TOCANTINS), monitor em álgebra linear pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), bolsista no programa de Navega Saberes da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX - UFPA), e explorando áreas ligadas a softwares e equações diferenciais.

Bolsistas

Alexandre Almeida Pinheiro

   Graduando no Curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA) campus Abaetetuba-PA. Graduado em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Antes, Bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID), voluntario no Projeto Monitoria Intitulado “Monitoria como apoio no processo de ensino e aprendizagem nas disciplinas de Cálculo e Álgebra Linear”. Atualmente, participa como não bolsista no Programa de Extensão Inclusiva Avançada Baixo Tocantins (PROEXIA BAIXO TOCANTINS), também, como bolsista voluntário no Programa Eixo Transversal com o tema “Universidade e Diversidade” e pertence ao Programa Residência Pedagógica (RP).

Aline Faraildes Ribeiro

   Graduanda em Matemática-Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC e PIVIC, tendo como projeto o Estudo das Equações Diferencias e também o estudo em Topologia. Atuou como voluntário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Ganhou o prêmio de Bolsista Destaque da Iniciação Cientifica (2021/2022). Participou do Curso de Verão em Topologia Geral, ofertado pela Universidade de Brasília – UnB.

Francileide Valente Dória

   Cursa licenciatura plena em matemática na Universidade Federal do Pará (UFPA); atualmente é bolsista do projeto de Residência Pedagógica, participa como bolsista voluntaria do PROEXIA onde desenvolve atividades de pesquisa sobre feiras matemática, participou como voluntária do projeto Mulheres na Matemática no ano de 2019, atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no período de 2020 a 2022.

Graziela Vilaça Pererira

  Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Abaetetuba, exerci o encargo de bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Prof. Bernardino Pereira de Barros, assim como, desempenho o papel de residente do Programa Residência Pedagógica na Escola Prof.ª Benvinda de Araújo Pontes. Desenvolvo atividades vinculadas ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Matemática (NEPEM), com o Projeto de Extensão Inclusiva Avançada (PROEXIA – Feira de Matemática 2022/2024), intitulado “ A FEIRA DE MATEMÁTICA VOMO PROJETO INTEGRADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CAMPUS DE ABAETETUBA ”, com orientação da Prof.ª Dr.ª Suellen Cristina Queiroz Arruda.

Milana Sagica Sardinha

   Discente do curso de Licenciatura em matemática na Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente, estou cursando o 5° semestre, sou bolsista do programa extensionista “A FEIRA DE MATEMÁTICA COMO PROJETO INTEGRADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CAMPUS DE ABAETETUBA” que tem como objetivo promover a realização de feiras de matemática no município de Abaetetuba/PA como projeto integrador das atividades de ensino, pesquisa e extensão previstas no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática.

Rafael Ferreira Farias

   Possui graduaação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2018). Tem experiência na área de materiais metálicos, com ênfase ligas leves. Concluiu o curso Técnico em Informática pelo Instituto Federal do Pará (2020). É estudante de Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará.


Raissa de Sousa Cantão

   Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), realizando pesquisas na área da educação matemática na perspectiva inclusiva, voltada a geometria plana e espacial para alunos surdos, que se encontra em fase de finalização. Como também, sou componente do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), realizando atividades extensionistas na EEEFM Prof Benvinda Pontes, e do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Matemática (NEPEM) da UFPA/Campus de Abaetetuba. Possuo conhecimento prévio na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e busco aperfeiçoamento nas áreas de pesquisa em Educação Matemática Inclusiva.

Raquel Pinto Gonçalves

   Especialista em Psicopedagogia, pela Faculdade de Educação e Tecnologia Pará (FAETE). Licenciada Plena em Pedagogia, pela Universidade Paulista (UNIP). Graduanda em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Abaetetuba. Bolsista do projeto Programa de Extensão Inclusiva Avançada (PROEXIA-Inclusão 2022/2024), com o tema "A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NA/PARA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DO CAMPUS DE ABAETETUBA", sob orientação do Prof. Dr. Reinaldo Feio Lima.

Richr da Silva Marques

   Conclusão do Ensino Médio em EEEM Cristo Trabalhador, graduando em Licenciatura em Matemática pela universidade Federal do Pará, atuante como interprete de Língua de Sinais nas escolas de Ensino fundamental anos iniciais São Jose e Dom Ângelo Frosi, atuante como professor de LIBRAS na instituição de ensino privado Acesso Cursos.

Simone Quaresma Vilhena

   Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará(UFPA).Bolsista do Programa Residência Pedagógica(PRP),realizando atividades extensionistas na EEEFM Prof° Bernardino Pereira de Barros, como     também ,sou bolsista do PROEXIA (Programa A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NA/PARA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DO CAMPUS DE ABAETETUBA), e do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Matemática(NEPEM)da UFPA/Campus de Abaetetuba.